Publicidade
Curiosidades

O que é o relógio do Juízo Final e o que acontece quando ele marcar meia-noite?

Você já ouviu falar sobre o relógio do Juízo Final e sabe o que acontecerá quando ele marcar meia-noite? Se ainda não, você precisa descobrir.

Por isso, leia esse artigo até o final para saber exatamente o que é o relógio do Juízo Final e o que acontece quando ele marcar meia-noite. Confira!

Afinal, o que é o relógio do Juízo Final e o que acontece quando ele marcar meia-noite

Em primeiro lugar, é bom destacar que o relógio do Juízo Final, também conhecido como “Doomsday Clock”, está funcionando há 76 anos. No entanto, ele não é um aparelho qualquer.

Publicidade

Isso porque, ele tanta avaliar o quão perto a humanidade está de destruir o mundo. Assim, depois de 2022, o relógio foi acertado em 100 segundos para a meia-noite; a mesma hora de 2020.

Vale destacar que o relógio não foi projetado para medir categoricamente as ameaças existenciais, porém para iniciar conversas sobre temas científicos difíceis, como as mudanças climáticas.

Ao menos, foi essa a pretensão do Bulletin of Atomic Scientists, que criou o relógio em 1947.

O que é o Relógio do Juízo Final e o que acontece quando ele marcar meia-noite ( imagem: Bulletin of Atomic Scientists / Facebook)
Saiba o que é o relógio do Juízo Final e o que acontece quando ele marcar meia-noite (Imagem: Bulletin of Atomic Scientists / Facebook)

O que acontece quando o relógio marcar meia noite

Veja o que ele fala sobre o assunto:

“Cem segundos para a meia-noite refletem o julgamento do Conselho de que estamos em um momento perigoso, que não traz estabilidade nem segurança. Os desenvolvimentos positivos de 2021 não conseguiram compensar as tendências negativas de longo prazo”, disse Sharon Squassoni, copresidente do Conselho de Ciência e Segurança do Bulletin, que define a hora do relógio.

Além disso, Squasson também é professora pesquisadora no Instituto de Política Internacional de Ciência e Tecnologia da Universidade George Washington.

Grupo de cientistas funcionam com projeto

Um grupo de cientistas atômicos, o Bulletin of Atomic Scientists, foi criado para trabalhar no Projeto Manhattan, com o codinome para o desenvolvimento da bomba atômica, durante a Segunda Guerra Mundial.

Assim, originalmente, o relógio pretendia medir ameaças nucleares. No entanto, em 2007 o Bulletin decidiu incluir as mudanças climáticas em seus cálculos.

Assim, nos últimos três quartos de século, o tempo no relógio mudou. Ou seja, o relógio bate de acordo com base no quão perto os cientistas acreditam que a raça humana está da destruição total. Dessa forma, em alguns anos o tempo muda e outros não.

Vale destacar que o relógio do Juízo Final é definido a cada ano por especialistas do Conselho de Ciência e Segurança do Bulletin em consulta com seu Conselho de Patrocinadores, que inclui 11 ganhadores do Prêmio Nobel.

Por outro lado, embora o relógio tenha sido um alerta eficaz para lembrar as pessoas das crises em cascata que o planeta enfrenta, alguns questionaram a utilidade do relógio de 75 anos.

Assim, Lawrence Krauss, um ex-membro do Conselho de Patrocinadores do Bulletin, disse que, embora o tempo tenha passado desde que o relógio começou a contar, tem sido difícil levar os resultados a sério.

Civilização perto do fim?

Isso porque, nas últimas décadas chegou perigosamente perto do fim da civilização. Além disso, como físico teórico, Krauss se preocupa com a forma como o relógio é avaliado e determinado hoje.

Isso porque, todos os anos, disse ele, quando o relógio se aproxima da meia-noite de forma alarmante, os cientistas precisam medir quanto “espaço” disponível resta antes de decidir quanto mais o relógio deve se mover.

“Agora o relógio se move em segundos, antes eram minutos”, disse Krauss à CNN. “É claro que não é uma avaliação científica quantitativa, mas qualitativa. O que sempre foi importante é o movimento do relógio, não seu valor absoluto”.

Além disso, de acordo com ele, quanto chegar a meia noite eventos imprevisíveis podem acontecer. Veja o que fala sobre o assunto.

“Quando o relógio bate meia-noite, significa que ocorreu algum tipo de troca nuclear ou mudança climática catastrófica que acabou com a humanidade”, diz. “Portanto, não queremos chegar lá e não saberemos quando chegaremos”, conclui.

Veja também: USP busca voluntárias para testar canabidiol contra dores. Veja como!

Dessa forma, agora que você sabe tudo sobre o relógio do Juízo Final e o que acontece quando ele marcar meia-noite, resta aguardar para descobrir se isso se confirma mesmo.

Continue navegando com a gente!