Publicidade
Dicas Saúde

Quais são os exercícios mais eficazes para combater a pressão alta?

Atividades físicas fazem bem para a nossa saúde e podem trazer inúmeros benefícios, inclusive, controlar a pressão. Mas existem algumas práticas específicas que ajudam ainda mais. Por isso, saiba agora quais são os exercícios mais eficazes para combater a pressão arterial.

Afinal, algumas atividades podem ajudar muito a melhorar a sua condição médica nesse sentido. Ficou curioso (a) e quer saber mais sobre quais são os exercícios mais eficazes para combater a pressão alta? Então, veja as dicas que preparamos para você. Confira!

Afinal, quais são os exercícios mais eficazes para combater a pressão alta?

Em primeiro lugar, é bom destacar que a hipertensão arterial é uma condição séria que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Acontece que esse quadro aumenta o risco de doenças cardiovasculares e outras complicações de saúde.

Publicidade

No entanto, embora a caminhada, corrida e ciclismo sejam boas, um novo estudo do Reino Unido fez outra revelação: exercícios de treinamento de força, como agachamento na parede e prancha, também são altamente eficazes para reduzir a pressão alta.

Por isso, aqui  neste artigo, examinaremos os resultados deste estudo e entenderemos por que esses exercícios de isometria podem ser uma adição valiosa à rotina de exercícios de quem busca controlar a hipertensão. Veja!

exercícios para pressão alta
(Foto: Elina Farytale/Pexels)

Exercícios de treinamento de força para o controle da hipertensão

De acordo com a pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine, uma análise de ensaios clínicos envolvendo quase 16 mil pessoas mostrou que todos os tipos de exercícios reduziram a pressão arterial.

No entanto, os exercícios de isometria, como o agachamento na parede e a prancha, resultaram em quedas maiores da pressão arterial em comparação com os exercícios aeróbicos tradicionais.

O agachamento na parede envolve posicionar-se a cerca de 60 cm de uma parede e deslizar as costas para baixo até que as coxas fiquem paralelas ao chão.

Por outro lado, a prancha é uma posição estática.

Ou seja, assim como uma flexão, em que os cotovelos estão diretamente abaixo dos ombros e as pernas estendidas para trás, eles também fortalecem o abdômen.

O autor do estudo, Jamie O’Driscoll, da Canterbury Christ Church University, destaca que esses exercícios de isometria aumentam a tensão nos músculos quando mantidos por dois minutos. Além disso, se segue um súbito fluxo de sangue quando você relaxa.

Esse aumento no fluxo sanguíneo pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Mas O’Driscoll ressalta a importância de lembrar-se de respirar durante esses exercícios.

Importância dos exercícios de isometria

Os exercícios de isometria oferecem um estresse diferente ao corpo em comparação com os exercícios aeróbicos. Dessa forma, os exercícios aeróbicos ajudam a fortalecer o sistema cardiovascular e melhorar a circulação sanguínea.

No entanto, os exercícios de isometria focam em aumentar a força muscular sem exigir movimentos dos músculos ou articulações.

Essa abordagem pode ser particularmente benéfica para pessoas com hipertensão. Isso porque o aumento da força muscular pode ajudar a aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos e o coração.

Recomendações para incorporar os exercícios na rotina

Com base nos resultados do estudo, os pesquisadores recomendam que os exercícios de isometria sejam incluídos na rotina de exercícios de pessoas que desejam controlar a hipertensão. O’Driscoll sugere a realização de quatro séries de dois minutos de agachamento na parede ou prancha, com dois minutos de descanso entre cada série, três vezes por semana.

Além dos benefícios para a pressão arterial, a prática regular de exercícios também traz diversos outros benefícios à saúde cardiovascular e geral. Mas sempre bom destacar que antes de aderir a qualquer atividade física, consulte um médico de confiança, principalmente se você tiver condições de saúde pré-existentes, como a hipertensão.

Veja também: iPhone de 2007 vendido R$ 1 milhão, confira! 

Dessa forma, agora que você sabe tudo sobre isso, é só começar agora mesmo a fazer os exercícios e sentir as mudanças no seu corpo.

Continue navegando com a gente!