Publicidade
Ciência Curiosidades Notícias

Paralisia do sono: O que a ciência explica sobre isso?

Você já ouviu falar de paralisia do sono? Então, precisa saber o que a ciência explica sobre isso.

Afinal, o nome é muito curioso e há quem sofra com essa situação e não saiba o que fazer.

Por isso, para tirar de vez a sua curiosidade sobre o que é a paralisia do sono, veja agora tudo sobre esse assunto e o que a ciência diz a respeito. Confira!

Publicidade

Afinal, o que é a paralisia do sono e como a ciência explica sobre o assunto

Paralisia do sono
(Foto: Pixabay)

Em primeiro lugar, é bom destacar que a paralisia do sono é uma condição em que a pessoa acorda, mas não consegue se mover ou falar. Afinal, ela pode durar alguns segundos ou até alguns minutos e pode ser extremamente assustadora para quem a experimenta.

Embora a paralisia do sono seja relativamente comum, ainda há muitas perguntas sem resposta sobre a sua causa e tratamento.

O que a ciência diz?

De acordo cientistas, a paralisia do sono ocorre quando o corpo e o cérebro não estão sincronizados durante o sono REM (movimento rápido dos olhos).

Dessa forma, durante o sono REM, o cérebro está ativo, mas o corpo está em um estado de relaxamento profundo. Isso é uma forma de proteção natural do corpo, impedindo que a pessoa se mova e se machuque enquanto sonha.

No entanto, em alguns casos, a pessoa pode acordar antes que o corpo tenha saído do estado de relaxamento profundo, o que pode resultar em uma paralisia temporária.

A sensação de estar preso dentro do próprio corpo pode ser acompanhada por alucinações visuais, auditivas ou táteis, o que pode tornar a experiência ainda mais aterrorizante.

Tem como prevenir ou reduzir a frequência?

Embora não exista uma cura para a paralisia do sono, existem algumas medidas que podem ajudar a prevenir ou reduzir sua frequência.

  • Por exemplo, manter uma rotina de sono regular e evitar estímulos antes de dormir, como televisão ou celular, pode ajudar a promover um sono mais tranquilo;
  • Além disso, técnicas de relaxamento, como meditação e ioga, também podem ser úteis.

Se você está sofrendo de paralisia do sono com frequência, é recomendável consultar um profissional de saúde para avaliação e orientação adequada.

Afinal, apenas um profissional capacitado pode ajudar você a ter noites mais tranquilas, sem sustos ou qualquer outra situação que te deixe aflito.

Isso porque a qualidade do sono é fundamental para uma vida plena e feliz em qualquer área como a profissional, física ou mesmo familiar.

Assim, ao notar qualquer situação que afete a hora de dormir, é sempre bom buscar ajuda.

Veja também: Aerosmith fará turnê de despedida – Brasil está na rota da banda?

Dessa forma, agora que você sabe tudo sobre esse assunto, é só continuar acompanhando para saber mais sobre fatos curiosos da mente humana.

Continue navegando com a gente!