Publicidade
Aplicativos Curiosidades Entretenimento

Opções gratuitas para acompanhar o calendário lunar 2024

Um calendário lunar é um sistema de acompanhamento dos ciclos da lua ao longo do tempo. Ao contrário do calendário solar convencional, que tem como base o ciclo solar de aproximadamente 365 dias, o calendário lunar segue os diferentes estágios da lua, que tem um ciclo de aproximadamente 29,5 dias.

Entre as características comuns de um calendário lunar estão: as fases da lua (a parte mais popular), os dias lunares, os eventos astronômicos, como eclipses, os signos, a influência na agricultura (para algumas culturas), as tradições religiosas, entre outras.

Publicidade

Neste ano de 2024, por exemplo, teremos 12 luas cheias e 13 novas, eclipses lunares em março e setembro.

A primeira mudança de fase da lua ocorreu em 4 de janeiro, quando o astro entrou na fase minguante. Já o novo mês lunar terá início em 11 de janeiro, às 8h57, com a primeira lua nova do ano.

Como saber essas datas?

Apenas usando a internet.

3 opções para acompanhar o calendário lunar

1. Astrolink

Primeiramente, destacamos o Astrolink, site bem popular por oferecer serviços gratuitos de Mapa Astral, mas que também apresenta um Calendário Lunar 2024 completo.

Publicidade

O site fornece todas as datas das fases lunares e eclipses ao longo do ano, junto com informações sobre as influências emocionais e cotidianas de cada período, de acordo com a astrologia.

Para acessar o calendário lunar, não é necessário cadastro. Mas se você quiser usar os serviços astrológicos disponíveis, gratuitos ou por meio de planos pagos, precisa se registrar usando uma conta no Facebook ou e-mail.

2. Calendário 365

Assim como o anterior, o site Calendário 365 oferece todas as fases da lua de 2024. Assim que você acessa o link, já tem as informações disponíveis dos próximos dois anos. A semana atual é destacada em vermelho para facilitar a localização na tabela.

Calendário lunar
Acompanhe o calendário lunar de 2024 pela internet (Foto: Ganapathy Kumar/Unsplash)

O site lista as datas e horários das mudanças lunares, além da distância da lua em relação à Terra em cada transição. Detalhes adicionais incluem a idade da lua e a porcentagem de visibilidade do astro em cada data.

3. Calendarr

Por fim, destacamos o Calendarr. Na página do Calendário Lunar 2024, há ilustrações diárias organizadas em tabelas mensais. Além das datas de transição, a plataforma indica a fase lunar iniciada em cada data específica.

Publicidade

Se você tem interesse em detalhes e curiosidades sobre os períodos lunares, também pode acessar conteúdos específicos.

O Calendarr também fornece informações sobre a Lua do dia; basta acessar a aba “Fases da Lua” e selecionar “Lua de Hoje”.

Leia também Horóscopo do dia: confira aplicativos gratuitos de astrologia

Gostou desse conteúdo? Continue navegando por aqui.