Publicidade
Curiosidades Saúde

Tomar café aumenta a ansiedade e tira o sono? Veja mitos e verdades

O cafezinho é a bebida favorita de muitos brasileiros. No entanto, ainda há muitos mitos e verdades sobre o café. Enquanto alguns acreditam que o produto é responsável pela insônia, outros defendem que seu consumo pode ajudar no combate a doenças.

No entanto, o que a ciência diz a respeito desta bebida, afinal?

Neste artigo, apresentaremos alguns mitos e verdades sobre o café. Desta forma, você poderá apreciar seu cafezinho sem culpa e preocupações. Confira!

Publicidade

Mitos e verdades sobre o café

Mitos e verdades sobre café

São muitas as opiniões que envolvem o consumo de café no Brasil. Portanto, a seguir, apresentaremos fatos que possuem validação científica a respeito da bebida para tirar de vez todas as dúvidas. Continue acompanhando!

O que a ciência diz sobre o café?

De acordo uma série de estudos científicos, a bebida oferece mais benefícios do que malefícios ao corpo humano.

Na verdade, o que o que pode, de fato, trazer riscos, é o consumo em excesso de café. No entanto, o consumo moderado da bebida pode reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, além de outros problemas de saúde.

Além disso, a bebida pode ajudar a melhorar a concentração e a memória dos consumidores.

Como o café age no corpo?

A cafeína é o principal componente do café. Este tem grande poder estimulante e, portanto, permite que alguns consumidores, a depender de suas predisposições, fiquem mais dispostos, despertos, acordados e concentrados.

Deste modo, a cafeína permite que o consumidor tenha melhor rendimento em suas atividades cotidianas, como trabalho e estudos, por exemplo.

Por outro lado, o poder estimulante da cafeína é capaz de potencializar sintomas para os quais o consumidor já tem pré-disposição.

Assim, quando um indivíduo já apresenta frequentes problemas estomacais, a cafeína penetra em receptores que estimulam maior produção de suco gástrico. Deste modo, o café não é o responsável por provocar a gastrite, mas por potencializar seus efeitos.

Leia também: Coleção de arte do cofundador da Microsoft arrecada bilhões

O café atrapalha o sono?

Especialistas recomendam que os consumidores não bebam café após as 18h. No entanto, estes mesmos profissionais também afirmam que, na verdade, a relação da bebida com a insônia está mais ligada a fatores genéticos.

Ou seja, pessoas que têm metabolismo mais rápido têm maior pré-disposição a apresentar quadros de insônia em virtude do consumo do café. Ao mesmo tempo, aqueles cujo metabolismo é lento não sentem, necessariamente, que seu sono é afetado após consumir a bebida.

Tenho ansiedade. Posso tomar café?

Uma vez que a cafeína é um composto estimulante, a bebida pode desencadear os sintomas da ansiedade, caso o indivíduo já tenha este transtorno.

No entanto, especialistas afirmam que um consumo moderado pode permitir que pessoas que sofrem com esta doença desenvolvam uma resistência a seus efeitos negativos.

Isso porque o consumo moderado pode ter influências positivas no humor. Além disso, outras substâncias presentes na bebida têm efeitos ansiolíticos e antidepressivos.

Quer acessar mais conteúdos como este? Portanto, continue acompanhando o Papai Google!