Publicidade
Ciência Curiosidades

Cientistas descobrem caminho para fonte de energia limpa infinita

Já imaginou como seria o mundo se a humanidade tivesse uma fonte de energia limpa infinita?

Pode parecer algo incrível, saído de algum filme futurista com final feliz. No entanto, essa é a promessa de cientistas que garantem terem encontrado uma fonte de energia limpa que não tem fim.

Ficou curioso e quer saber mais sobre isso, então, veja como cientistas descobrem caminho para fonte de energia limpa infinita. Confira!

Publicidade

Energia Limpa: Tudo sobre a descoberta

energia limpa
(Foto: Anastasia Zhenina /Unsplash)

Em primeiro lugar, é bom destacar que, tudo começou quando o departamento de Energia dos Estados Unidos anunciou oficialmente, neste mês, uma conquista histórica na fusão nuclear.

Ao que tudo indica, pela primeira vez, cientistas americanos conseguiram produzir mais energia por meio da fusão do que a energia do laser usada para alimentar o experimento.

Dessa forma, o conhecido “ganho de energia líquida” é um marco importante em uma tentativa de décadas de obter energia limpa e ilimitada a partir da fusão nuclear.

Vale destacar que esse é o nome dada à reação que acontece quando dois ou mais átomos são fundidos.

Além disso, é bom lembrar ainda que a fusão nuclear acontece quando dois ou mais átomos se unem em um maior.

Isso ocorre durante um processo que gera uma enorme quantidade de energia limpa que não polui a atmosfera e não produz material radioativo.

Marco para a ciência

Dessa forma, como resultado desse processo, temos a geração de energia, produzida sem a emissão de gás carbônico e sem efeitos poluentes.

Assim, a diretora de Livermore, Dra. Kim Budil, denominou as tentativas dos cientistas de realizar a ignição por fusão no laboratório de “um dos desafios científicos mais significativos já enfrentados pela humanidade” e teceu inúmeros elogios aos trabalho dos cientistas de seu laboratório.

“Alcançá-lo é um triunfo da ciência, da engenharia e, acima de tudo, das pessoas”, disse Budil em comunicado. “Atravessar este limiar é a visão que conduziu 60 anos de busca dedicada. Esses são os problemas para os quais os laboratórios nacionais dos EUA foram criados para resolver”.

Por outro lado, é bom destacar que o caminho ainda é longo. No entanto, os resultados permitem imaginar um futuro com fonte de energia abundante, segura e limpa.

Isso porque, estamos falando de uma fonte de energia que não polui o planeta que sofre tanto com os efeitos nocivos do desenvolvimento por meio da utilização de energias não sustentáveis.

Por essa razão, não é de se espantar que uma notícias como essa tenha tido tanta repercursão e comemoração entre os pesquisadores.

Isso porque, caso se confirme, o planeta terá grandes ganhos e certamente vai agradecer muito todo esse avanço já que a poluição tem gerado uma série de consequências no meio ambiente.

Veja também: ‘Barbie, O Filme’ ganha trailer com ‘Odisseia no Espaço’

Dessa forma, agora que você sabe tudo sobre essa fonte de energia limpa infinita, só nos resta torcer para que tudo isso se confirme para o bem da humanidade.

Afinal, certamente, a humanidade tem muito a ganhar!

Continue navegando com a gente!