Publicidade
Saúde

Consumo moderado de vinho remodela flora intestinal e beneficia coração, diz estudo

Se você não dispensa uma boa tacinha de uma das bebidas preferidas ao redor do mundo, aqui vai uma boa notícia: o consumo moderado de vinho remodela flora intestinal e beneficia coração. Isso é o que diz um estudo e aqui explicamos tudo para você.

Segundo o grupo de pesquisadores, uma taça de vinho tinto por dia é o ideal para se manter saudável. Foram estudados 42 pacientes com doença arterial coronariana.

Publicidade

O estudo, nomeado Wine Flora Study, teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os pesquisadores responsáveis são das universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp), de Verona (Itália), de Brasília (UnB), de Harvard (Estados Unidos) e do Instituto de Tecnologia Austríaco (Áustria).

Como foi a pesquisa?

A estratégia da pesquisa é a conhecida como cross over. Individualmente, os participantes, homens com idade média de 60 anos, passavam por duas intervenções: durante três semanas, bebiam diariamente 250 mL de vinho tinto (com 12,75% de concentração alcoólica, feito com uva merlot pelo Instituto Brasileiro do Vinho especialmente para o estudo) e, em seguida, pelo mesmo período, permaneciam sem ingerir álcool.

Veja também: Devemos nos exercitar quando estamos cansados?

Além disso, passavam pelo chamado washout como parte da investigação. Duas semanas após a experiência, paravam de consumir alguns itens, como outras bebidas alcoólicas, alimentos fermentados, prebióticos e probióticos, derivados de leite e fibras.

Quais foram os resultados?

Os cientistas, então, identificaram uma remodelagem da microbiota intestinal. Houve, depois do estudo, predominância de alguns microrganismos que colaboram no funcionamento do órgão.

Ademais, foi notado maior equilíbrio de moléculas oxidantes e antioxidantes, o que evita o intitulado “estresse oxidativo”. Consequentemente, isso significa eventuais benefícios cardiovasculares a partir do consumo moderado de vinho tinto.

E aí, gostou dessa notícia? Para outros conteúdos, siga acessando Papai Google. Assim você se informa sempre com qualidade!