Publicidade
Aplicativos

Conheça opções de aplicativos para medir objetos e ambientes

Você usa aplicativos para medir objetos?

Atualmente, alguns objetos que eram bem comuns nas casas foram substituídos apenas pelo celular. Fita métrica, trena, níveis, transferidor, por exemplo, são nomes até desconhecidos pela geração mais jovem.

Isso porque, agora, existem diversos aplicativos de realidade aumentada que tem como finalidade medir objetos usando a câmera do seu dispositivo.

Publicidade

Alguns deles podem incluir recursos adicionais, como anotações, captura de imagem e compartilhamento. Se interessou?

Então, continue lendo esse artigo que vamos te dar quatro opções para o seu dispositivo, seja Android ou iOS (iPhone).

Aplicativos para medir objetos e ambientes

1. Google Measure

O Measure (Medida, na tradução literal), é do Google, e usa realidade aumentada para medir objetos. Basta apontar a câmera para o objeto desejado e seguir as instruções na tela.

O aplicativo tem a capacidade de utilizar a câmera para realizar cálculos, apresentando também um botão dedicado para capturar fotos. Dessa maneira, ao tocar em cada medida registrada, o aplicativo exibe os valores em diversas métricas e proporciona atalhos para salvar e compartilhar as informações.

Baixe em Android

2. Medida (iOS)

Do mesmo modo que o anterior, porém para aparelhos iPhone, existe o Medida, da Apple, que também permite medir objetos usando realidade aumentada.

Publicidade

Com essa ferramenta, você transforma seu aparelho em uma fita métrica. Basta abrir o app, apontar a câmera para o objeto e seguir as instruções na tela.

Para facilitar o uso, você pode utilizar guias e várias réguas simultaneamente. Em alguns modelos de iPhone, é possível mensurar com precisão a altura de uma pessoa usando apenas o aplicativo.

Baixe em iOS

Aplicativos para medir
Aplicativos para medir objetos usam realidade aumentada (Foto: Divulgação)

3. Prime Ruler

O Prime Ruler é nossa terceira indicação desse artigo. O aplicativo apresenta várias opções de medição, incluindo um recurso de realidade aumentada semelhante aos aplicativos nativos.

Nesse sentido, possui uma régua 2D, utilizando o comprimento do dispositivo para cálculos mais rápidos. O aplicativo também oferece funcionalidades para calcular áreas e volumes de superfícies.

No entanto, é importante notar que a versão gratuita do aplicativo contém uma quantidade significativa de anúncios, o que pode impactar a experiência do usuário.

Disponível para Android e iOS

4. Magicplan

Por fim, nesse segmento, apresentamos o MagicPlan, um aplicativo bastante útil na hora de criar plantas baixas de ambientes de maneira fácil e rápida.

Publicidade

Ele é frequentemente utilizado por profissionais como arquitetos, designers de interiores e proprietários de imóveis que desejam planejar ou remodelar espaços. A ferramenta permite ainda a geração de relatórios, com adição de fotos, imagens em 360 graus, notas e modelos e inspeção para trabalho.

Disponível para AndroidiOS

E aí? Já usou algum aplicativo para medir objetos e ambientes? Faça o teste e conte para nós!

Leia também Aplicativos para melhorar a câmera do celular

Gostou desse conteúdo? Continue navegando por aqui, no Papai Google.