Publicidade
Ciência Entretenimento

Pela 1ª vez, em 50 mil anos, cometa ZTF poderá ser visto a olho nu

O cometa ZTF passará pela órbita do nosso planeta ainda neste ano. A novidade, no entanto, é que, pela primeira vez em 50 mil anos, o fenômeno poderá ser visto a olho nu.

De acordo com a previsão dos astrônomos, a previsão para a passagem do cometa perto do Sol é entre os dias 20 e 21 de janeiro. Por outro lado, os especialistas acreditam que ZTF passará próximo à Terra no próximo dia 1º de fevereiro.

Publicidade

Por isso, se você quer saber como será possível observar a passagem do cometa ZTF pelo planeta Terra, continue acompanhando este artigo.

Além disso, também falaremos sobre outros fenômenos como este que já puderam ser vistos a olho nu. Portanto, continue acompanhando!

Cometa ZTF poderá ser visto a olho nu
Foto: Jose Francisco Hernández/APOD NASA

O que é o cometa ZTF?

O cometa que, oficialmente, se chama C/2022 E3, recebeu o nome de ZTF em homenagem ao sistema Zwicky Transient Facility (ZTF), responsável por sua primeira identificação. Esta, por sua vez, ocorreu em março de 2022, quando o fenômeno ocorreu na órbita de Júpiter.

Deste modo, ZTF é o nome dado ao sistema que realiza levantamentos astronômicos por meio de uma nova câmera, que fica acoplada ao telescópio Samuel Oschin. Este está em operação no Observatório Palomar, na Califórnia.

Leia também: Tubarão de 390 anos é considerado o animal mais velho da Terra; veja vídeo

Como ver a passagem do cometa ZTF?

Será possível observar a passagem do ZTF em nosso país. Para isso, é recomendável utilizar um par de binóculos. No entanto, este também poderá ser visto a olho nu, desde que o céu esteja limpo, e em áreas livres de iluminação artificial.

Os astrônomos afirmam, portanto, que o cometa deverá estar mais brilhante quando estiver mais próximo da Terra.

Este corpo rochoso, que terá o diâmetro de, aproximadamente, um quilômetro, emite uma aura esverdeada e sua composição é de gelo e poeira.

Outros cometas que foram vistos a olho nu

O último cometa que pôde ser visto da Terra a olho nu foi o Neowise. Sua passagem ocorreu em março de 2020. Além disso, o Hale-Bopp, com seus 60 quilômetros de diâmetro, fez sua passagem em 1997.

Por fim, poucos anos antes, em 1985, o famoso cometa Halley passou a 90 milhões de quilômetros do nosso planeta.

Quer saber mais novidades como esta? Portanto continue acompanhando o Papai Google!