Publicidade
Saúde Tecnologia

ChatGPT na medicina? Saiba como a ferramenta pode ser útil

O ChatGPT é o queridinho do momento pelo seu desempenho em diversas áreas de atuação. Como será, por exemplo, que o ChatGPT na medicina pode ser relevante?

Neste artigo, você vai descobrir detalhes sobre o programa e qual o real interesse dele na medicina. Acompanhe a leitura e confira!

Publicidade

Afinal, o que é o ChatGPT?

ChatGPT na medicina
(Foto: Jonathan Kemper/Unsplash)

O ChatGPT (Chat Generative Pre-Treated Transformer) é uma plataforma de processamento de linguagem natural, que tem o impulsionamento de uma inteligência artificial.

Essa tecnologia foi desenvolvida pela empresa OpenAI, de São Francisco, nos Estados Unidos. O lançamento da ferramenta aconteceu em novembro e já virou febre na internet.

Por meio de um prompt de comando simples, você pode fazer perguntas diversas, solicitar linhas de códigos de programação e pedir que a IA crie algo.

O algoritmo teve um treino robusto com dados até 2021, mas sempre há atualizações para aperfeiçoar a maneira com a qual a plataforma interage com os usuários.

Qual é o interesse da medicina nessa plataforma?

O interesse do ChatGPT na medicina partiu de uma força-tarefa da clínica do pneumologista Victor Tseng. Tudo começou com uma brincadeira, mas que resultou em dados bem precisos.

A equipe de Victor identificou que o programa era capaz de gerar diagnósticos eficientes em cenários hipotéticos, bem como até mesmo passar no exame de admissão da medicina.

O ChatGPT demonstrou uma enorme aptidão para responder quase 305 perguntas de maneira correta sem qualquer treinamento especializado.

O que mais surpreendeu os médicos foi o alto nível de percepção e concordância na forma de explicar as respostas, tornando a ferramenta algo intrigante.

Leia também: USP busca voluntárias para testar canabidiol contra dores. Veja como!

Quais são as vantagens do ChatGPT na medicina?

Embora haja limitações e seja importante ter um apoio de segurança para analisar os dados informados, o ChatGPT na medicina pode gerar ótimos frutos.

A princípio, o programa pode fornecer dados sobre doenças de maneira rápida e eficiente, facilitando a tomada de decisão de muitos profissionais.

A precisão das respostas sobre tratamentos e medicamentos é assombrosa, bem como a qualidade na automatização de tarefas repetitivas.

Contudo, a interatividade promovida pela plataforma pode facilitar a comunicação entre profissionais de saúde e pacientes, de modo que exista uma avaliação melhor.

Não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos! Veja mais artigos em nosso blog agora mesmo!